Em 1962, a construção da Ponte sobre o Tejo levou muitos desalojados do Vale de Alcântara a instalarem-se na zona do Cruzeiro, construindo aí as suas barracas. A paróquia acorre em auxílio dos recém-chegados, a maioria numa situação desesperada: reconstroem-se barracas, instalam-se chafarizes e esgotos, procura-se criar um espirito de comunidade.
O Bairro do Casalinho foi construído pela C.M.L. em 1969 para realojar os habitantes das barracas instalados na zona do Cruzeiro nos anos 1962/1963.
Em 1964, o Rev Padre Aleixo Cordeiro, apercebendo-se das necessidades da comunidade, empenha-se na construção de uma capela de madeira para assistência religiosa das famílias realojadas. e mais tarde, em 1975.
Em 1975, é construído o Centro Socil em alvenaria para a catequese e apoio da população em diversas áreas.
Em 1975, o Rev. Padre José Bernardo Gonçalves apercebendo-se do estado de degradação da capela, empenha-se, em colaboração com um grupo de paroquianos, na construção de uma nova capela em alvenaria, aumentando e melhorando as suas instalações e os serviços prestados à população. Conseguidas as verbas necessárias e efectuadas as obras, a nova capela é finalmente inaugurada a 4 de junho de 1978, dedicada a N.ª S.ª da Conceição.
A missa dominicalé aos sábados (17h30).
No dia 8 de dezembrofesteja a sua Padroeira, Nª Senhora da Conceição.
Capela e Centro Social servem hoje a assistência religiosa da comunidade, que se tem organizado para a catequese, cânticos litúrgicos, ornamentação, conservação e limpeza dos espaços.
Um grupo de jovens universitários dedica algum do seu tempo a apoiar as crianças e adolescentes do Casalinho nas suas tarefas escolares e noutras de formação geral e cristã e também em actividades recreativas. É um trabalho feito aos fins de tarde nas instalações do antigo Centro Social do Cruzeiro.